Bolo de batata… porque o bacalhau está caro!!!

img_6805

Ora, quem gosta de bolinhos de bacalhau? Gostam todos? Pá, mas isto não são bolinhos de bacalhau. O bacalhau anda a 10€/kg (no mínimo)! Eu não tenho uma árvore de notas na varanda! Já bastam os meus gatos a comer as ervas!

Portanto, e seguindo as instruções da pessoa mais sábia que conheço na cozinha – a minha mãe – deixo-vos com uma receita de bolos de batata e couve, que é a coisinha “mais boa” do planeta.

img_6800

Ingredientes:
500gr de batata
6 folhas de couve penca
1 ovo
Farinha de trigo
Salsa a gosto
Sal a gosto
Passos:
1: Descascar as batatas e cozer com as couves.
2: Depois de cozidas, manualmente, reduzir tudo a um puré 
(trabalhai que essas mãos servem para isso).
3: Bater um ovo e adicionar ao puré, misturando tudo muito bem.
(Se for com as mãos fica bem nojento ;) )
4: Temperar com sal e adicionar a salsa picada 
(não é enfiar meio kg de salsa como eu faço).
5: Ir adicionando a farinha aos poucos até ficarem com uma 
consistência ao vosso gosto. 
(No meu caso, o preparado deve se segurar sozinho mas 
apresentar-se bastante húmido ao toque)
6: Numa frigideira, meter o óleo a aquecer.
(Quem pensou que isto era saudável, enganou-se bem)
7: Colocar farinha num prato. Ir tirando pequenas quantidades
do preparado, moldar em bola e passar pela farinha.
(Eu gosto de bolas mas formato croquete é bom)
8: Com o óleo bem quente, colocar as vossas bolas a fritar.
(Ou as vossas croquetes, tanto faz)
9: Retirar quando as bolas se apresentarem com um tom dourado.
(Tom dourado é diferente de tom castanho torrado)
(Acreditem que eu sei)
10: Colocar as vossas bolas num prato com papel absorvente.
(Com a quantidade de óleo que aquilo vem, dá para trocar
o óleo de um carro durante 5 anos)

voilá! Habemus bolinhos de batata. Claro que isto com bacalhau é outra coisa, mas não se pode ter tudo.

img_6803


Outros detalhes:

Sem lactose: Sem problema aqui.

Sem glúten: Usar farinha sem glúten. Digo já que farinha de grão de bico dá uma tonalidade bonita.

Vegan: Deixai rolar o ovo! Podem sempre adicionar um bocadinho de cúrcuma/açafrão das Índias caso queiram um interior mais amarelinho. Mas também posso fazer isto com chouriço portanto não reclamem muito!

Paleo: Acho que não passa por causa da farinha e talvez da batata! Desenrasquem-se!

Low carbAH! Não vão comer disto, não!

Keto: Também não passa devido à quantidade de hidratos de carbono! Eu já referi que não era saudável?!

Sem adoçante nenhum: Pelo menos a salvo nisto!

Outros: Obviamente que podem tornar isto mais saudável cozinhando no forno! Forrem um tabuleiro a papel vegetal e pincelem-no com azeite (POUCO AZEITE). Meter no forno a 200ºC e ir verificando a cozedura (devem ser por volta de 15 a 20 minutos). Virar quando acharem que devem virar para que cozinhe dos dois lados (ou ai aos 10 minutos.

Outros 2: Podem também adicionar outros vegetais tipo cenoura ripada, curgete, cebola. Também podem fazer a base com batata doce por serem ranhosos com o amido da batata.

Se tudo correu bem, ficaram com uns bolinhos saborosos e com uma cozinha para lavar! Experimentem e mostrem! E podem vir cá comer qualquer dia! E já agora, fiquem com a foto de um gato!

img_6525

Deixe um comentário